Têxtil e confecções

O Ceará tem vocação para o setor têxtil e de confecções. Detentor de um dos parques tecnológicos mais modernos do Brasil, o território cearense tem a quinta maior cadeia produtiva do País. O setor configura-se como um dos maiores geradores de empregos no Estado e dispõe de um centro técnico de formação profissional especializado no segmento.

Quinto estado brasileiro que mais emprega no setor, com 7,2% do pessoal ocupado, o Ceará é o maior das regiões Norte e Nordeste. Fazem parte do território cearense indústrias de fiação, tecelagens planas, tecelagens de malhar, confecções da linha de lar e do vestuário, além de beneficiadores, produtores de aviamento e de componentes. Com isso, o Estado do Ceará tem uma vasta integração entre todos os elos da cadeia produtiva têxtil e oferece mais de 100 mil postos de trabalho entre diretos e indiretos.

Entre 2012 e 2016, o valor da produção de têxteis teve aumento nominal de 20,9% no Brasil e 35,2% no Ceará. Considerando a inflação do período, o valor nacional recuou 8,8%, porém, no Ceará, houve alta de 2%.

Com uma produção anual de 183 mil toneladas de manufaturas têxteis, o desempenho do Estado representa 10,5% de todo o volume produzido no país. Já a produção de confeccionados, por sua vez, alcança 610 milhões de peças, representando 7% da produção nacional. Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Horizonte e Pacajus estão entre os principais polos produtores do segmento no Ceará.

Interessado em iniciar atividades em território cearense?
Entre em contato conosco