Mão de obra qualificada

Mão de obra

É notável que, mantendo esse padrão de qualidade vitorioso, e cada vez mais destacada enquanto área prioritária, a Educação evoluiu de modo notável nos últimos anos, consolidando-se como a melhor educação pública do Brasil. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), das 100 melhores escolas públicas de Ensino Fundamental do País, 82 são do Ceará. Nesse nível de ensino, 99,5% das nossas instituições atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Educação, com nota que já supera a meta estipulada para 2021.

No Ensino Médio, o Ceará também avançou muito, saindo da 12ª posição em 2015, para o 4º lugar no ranking divulgado ano passado. Nesse sentido, temos muito a comemorar, pois, pela primeira vez, tivemos escolas públicas cearenses de Ensino Médio entre as 100 melhores do Brasil. Colocamos 13 escolas entre as que mais se destacaram.

O resultado de tudo isso é que, cada vez mais jovens cearenses têm conseguido acesso às universidades de todo o país. Em 2017 foram quase 17 mil, número que esperamos superar nesse último Enem, de 2018. Nossa meta é que os jovens cearenses, independente de onde morem ou de classe social, tenham as mesmas oportunidades de crescer e vencer na vida.

Por isso, temos investido cada vez mais nos nossos alunos, professores e diretores, melhorando a qualidade do ensino e também as condições do aprendizado, investindo na qualificação profissional, além da melhoria da infraestrutura, reformando e construindo novas escolas.

Nesse contexto, apostamos fortemente nas escolas de tempo integral. Já somos o segundo Estado do país em número de escolas nessa modalidade; uma em cada três. Só em 2018 transformamos mais 40 escolas de Ensino Médio regular em tempo integral, além de construirmos outras 16 novas escolas, sendo 8 profissionalizantes.

Como estímulo aos nossos alunos, professores e diretores, premiamos ano passado 332 escolas públicas com melhores resultados de aprendizagem na alfabetização, através da concessão do Prêmio Escola Nota 10.

Vale ressaltar que também avançamos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o atendimento, pelo Estado, de mais de 61 mil alunos. Com relação à educação inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) chegou a mais de 10 mil alunos – público-alvo da Educação Especial, em 177 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), 48 Centros de Atendimento Educacional Especializado (ONGs conveniadas com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará), oito Núcleos de Atendimento Pedagógico Especializado e um Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado (Creaece).