Têxtil e Calçados

O Ceará tem vocação para o setor têxtil e de confecções. Detentor de um dos parques tecnológicos mais modernos do Brasil, o território cearense tem a quinta maior cadeia produtiva do País. O setor configura-se como um dos maiores geradores de empregos no Estado e dispõe de um centro técnico de formação profissional especializado no segmento.

Quinto estado brasileiro que mais emprega no setor, com 7,2% do pessoal ocupado, o Ceará é o maior das regiões Norte e Nordeste. Fazem parte do território cearense indústrias de fiação, tecelagens planas, tecelagens de malhar, confecções da linha de lar e do vestuário, além de beneficiadores, produtores de aviamento e de componentes. Com isso, o Estado do Ceará tem uma vasta integração entre todos os elos da cadeia produtiva têxtil e oferece mais de 100 mil postos de trabalho entre diretos e indiretos.

Entre 2012 e 2016, o valor da produção de têxteis teve aumento nominal de 20,9% no Brasil e 35,2% no Ceará. Considerando a inflação do período, o valor nacional recuou 8,8%, porém, no Ceará, houve alta de 2%.

Com uma produção anual de 183 mil toneladas de manufaturas têxteis, o desempenho do Estado representa 10,5% de todo o volume produzido no país. Já a produção de confeccionados, por sua vez, alcança 610 milhões de peças, representando 7% da produção nacional. Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Horizonte e Pacajus estão entre os principais polos produtores do segmento no Ceará.

 

O setor calçadista cearense caracteriza-se por ser um dos maiores geradores de empregos da economia local. Somente no primeiro bimestre de 2018, o número de oportunidades de trabalho formais cresceu 620% em comparação com os dois primeiros meses do ano imediatamente anterior.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam ainda a existência de 57 mil pessoas empregadas de forma direta no Ceará até o fim de fevereiro de 2017, o equivalente a 19,3% de todo o Brasil no segmento. O índice estadual fica atrás apenas do Rio Grande do Sul.

As exportações de calçados são outro destaque no desempenho do setor no Ceará. Em 2017 o estado se posicionou como o primeiro maior estado vendedor em números de pares para outros países. Foram 49,9 milhões de pares de calçados em 2017, uma alta de 4,8% ante os 47 milhões do ano anterior.

Em receita, o Ceará figura na segunda posição do ranking, com US$ 289 milhões comercializados no mercado internacional durante o mesmo período, uma alta de 7,2% ante os US$ 269 milhões de 2016. O municípios de Sobral, Uruburetama, Itapipoca e Camocim são os principais exportadores do Estado.

A Argentina é o principal destino das exportações cearenses de calçados, apesar de apresentar queda de 43,4% em relação a 2017. O Paraguai aumentou em 612,2% as compras do produto cearense.