Primeiro carregamento de rochas ornamentais em 2020 é realizado no Porto do Pecém

Mais de seis mil toneladas de mármores e granitos, extraídos de municípios do Ceará, estão sendo embarcadas para a Itália

O navio Star Dalmatia, procedente do porto capixaba de Praia Mole, está atracado no berço 6 do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém desde a noite de domingo(19), quando começaram a ser embarcadas 6.665 mil toneladas de rochas ornamentais, extraídas de municípios do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Ao todo serão carregados até terça-feira (21), nos porões do navio, 229 blocos de granitos e mármores, que pesam em média 30 toneladas cada um. Por isso,   os blocos que são transferidos dos caminhões para o navio passam por uma operação especialmente pensada para o embarque de rochas ornamentais.

“Essa é uma operação que envolve muitos profissionais, pois são grandes volumes que precisam ser movimentados com total atenção diante das dimensões e características desses blocos. Nosso trabalho é, portanto, garantir que o mármore e o granito extraído do solo cearense chegue em perfeito estado ao seu destino final”, diz José Alcântara Neto – Gerente de Operações do Complexo do Pecém.

O destino final das rochas cearenses é o porto Marina di Carrara, na Itália – país que é o principal comprador do mármore e do granito exportado através do Porto do Pecém. No ano passado, mais de 21 mil toneladas de rochas ornamentais seguiram do Ceará para o país europeu. O número é 5% superior ao volume registrado em 2018.

2018 – 20.757 mil toneladas de rochas ornamentais

2019 – 21.897 mil toneladas de rochas ornamentais

“Esse é apenas o primeiro embarque de rochas ornamentais que realizamos em 2020. Estamos começando esse novo ano de maneira muito positiva. Ou seja, a expectativa, especificamente para o setor de rochas ornamentais, é muito positiva. A movimentação desse tipo de carga só cresce e com a implantação da ZPE II teremos uma nova área para fortalecer ainda mais o setor”, diz Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém.

O navio Star Dalmatia deve desatracar do Porto do Pecém na noite desta terça-feira (21). Até o porto italiano de Marina di Carrara serão 12 dias de viagem. Da Itália o mármore e o granito produzidos no Ceará serão distribuídos para outros países da Europa, continente que concentra boa parte das rochas ornamentais transformadas, principalmente, em revestimento de prédios públicos e privados.

ROCHAS ORNAMENTAIS

Granito; pórfiro; basalto; arenito; quartzo (exceto areias naturais); quartzitos; pedras de cantaria ou de construção (exceto de ardósia); mármores; travertinos; granitos belgas e outras pedras calcárias.

 

Fonte: Celso Tomaz – Ascom Complexo do Pecém