Adece recebe ministro conselheiro da Suécia e propõe agenda permanente com o país

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Francisco Rabelo, representando o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, recebeu o ministro conselheiro da Suécia na embaixada de Brasília, Sten Engdhal, no último dia 10 de fevereiro. Durante o encontro, Rabelo apresentou a comitiva a proposta de criação de uma agenda permanente de discussões de oportunidades de negócios entre o Estado do Ceará e o país nórdico. A reunião aconteceu um dia após o encontro dos representantes suecos com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.

“A Suécia é um país com expertise em áreas estratégicas e de interesse do Governo do Ceará. Acreditamos que com o avançar desta relação, em um futuro próximo, daremos início as primeiras parcerias de negócios entre o Estado e companhias suecas”, projeta Rabelo. O encontro também contou com a presença do secretário-executivo de Regionalização e modernização da Casa Civil, Célio Fernando; o cônsul honorário da Suécia no Ceará, Marcos de Castro; e a secretária da Embaixada da Suécia, Andrea Rojas.

De acordo com Engdhal, atualmente, cerca de 200 companhias suecas estão instaladas no mercado brasileiro. “O Ceará é um dos estados que ainda não estamos presentes, no entanto, sabemos que ele está em um processo intenso de desenvolvimento. Temos muitos assuntos de interesses em comum e acredito que essa aproximação é uma importante oportunidade para ambos os lados”, acrescentou o ministro.

Os representantes nórdicos foram apresentados as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pelo Ceará e as vantagens competitivas do Estado perante outros mercados globais. “Hoje, fizemos uma lista de temas que irão compor um cronograma de discussões entre Ceará e Suécia. Com a intermediação da Adece, queremos tocar todos estes pontos a partir de agora para viabilizarmos oportunidades de negócios com um país que é referência em vários setores no tocante a ciência, tecnologia e gestão”, acrescentou Célio Fernando.

Marcos de Castro ressaltou que essa aproximação é um ponto estratégico para o desenvolvimento de um enorme potencial comercial que pode ser explorado entre os dois lados. “A Suécia está fazendo um processo de simbiose de negócios com o Brasil e nós queremos cultivar isso aqui no Ceará. A ideia é desenvolvermos uma relação de crescimento e troca onde ambos sejam beneficiados”, pontuou.