Governo do Ceará, FIEC e Sebrae lançam Atlas Eólico e Solar do Estado

O setor de energias renováveis cearense acaba de ganhar mais um estímulo para atrair investimentos e gerar mais emprego e renda. Nesta sexta-feira (13), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, lançaram o Atlas Eólico e Solar do Ceará. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), FIEC e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Único atlas híbrido do Brasil, o trabalho atende uma demanda da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece e conta com informações técnicas direcionadas a profissionais do setor, identificando áreas com potencial para investir. O documento está disponível nas versões inglês e português, de forma impressa e online, além de um aplicativo interativo desenvolvido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A concepção do projeto contou com investimento de R$ 1,4 milhão, sendo R$ 800 mil da Adece, R$ 300 mil do Sebrae e R$ 300 mil de contrapartida econômica da FIEC. Executado pela Camargo Schubert, consultoria mais experiente do mundo em projetos de parques eólicos, com participação da UL Truepower, o trabalho passou pela colaboração da Secretaria da Infraestrutura do Estado, alinhada pela Plataforma Ceará 2050.

“O investidor poderá fazer simulações em uma ferramenta interativa. Isso vai permitir mais velocidade. Vai permitir que possamos trazer mais rápido investidores para o Ceará”, anunciou Camilo Santana.

O governador relembrou ainda o lançamento do Ceará Veloz, plataforma para acelerar o desenvolvimento econômico do Estado. “Precisamos fazer com que o Ceará cresça mais rápido e gere mais oportunidades”, completou.

Conforme o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o novo Atlas é um divisor de águas para o Ceará. “Ficará à disposição para a comunidade acadêmica, do mercado e da população como um todo. Conseguimos unir talento e tecnologia de ponta em um trabalho de dedicação e muito esforço”.

O presidente da Adece, Eduardo Neves, ressalta o tempo de espera do Estado para a concretização do trabalho. “O Atlas Eólico e Solar do Ceará traz todas as informações necessárias para o investidor escolher a localidade ideal para aportar seus recursos. É um trabalho muito esperado, tendo em vista que sabíamos do nosso potencial de ventos e radiação solar, mas não tínhamos como comprovar. Agora, com ele em mãos, teremos mais munição para atrair novas empresas e aumentar nossa cadeia produtiva. Fomos o estado pioneiro do Brasil no setor de energias renováveis, fomos também o primeiro a lançar um Atlas do Potencial Eólico e, agora, quase 20 anos depois, lançaremos o primeiro atlas híbrido”, comemora o presidente da Adece, Eduardo Neves.

Potenciais

O secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Adão Linhares, pontua dois fatos surpreendentes constatados pelo Atlas. Conforme o documento, o Ceará está em posição de destaque no cenário mundial com áreas promissoras na costa. Os aproveitamentos energéticos offshore com seus impactos positivos e negativos são citados no estudo. “Nos 574 quilômetros de costa do Ceará, em uma plataforma que vai até 50 quilômetros mar adentro, o estudo mostrou um potencial de 117 gigawatts com uma característica de constância e estabilidade de produção de energia comparável ao comportamento de uma hidrelétrica com fator de capacidade superior a 60%”, comenta.

Outra característica apresentada, de acordo com ele, está na geração eólica do Ceará. “No curso do dia, a produção é melhor no horário onde a energia tem mais valor, no horário de pico. Isso nos diferencia dos demais estados do Nordeste”, conclui.

O presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece, Jurandir Picanço, atenta para o grande potencial constatado nas áreas degradadas do Estado do Ceará. “Há uma grande parte no Sertão Central e nos Inhamuns. É uma grande oportunidade para desenvolver a produção de energia solar sem conflitar com outros interesses econômicos”, explica.

Interatividade como diferencial

Para o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, a interatividade é um dos maiores diferenciais do projeto. “Por permitir essa interação, o Atlas vai auxiliar a academia para a elaboração de estudos, análises e gerar novas oportunidades de negócios. O documento também informa as distâncias para a rede de energia, além de mostrar os mapas ambientais e de relevo, permitindo a importação e exportação de dados”, explica.

Benefícios para investir

Líder nacional na exportação de aerogeradores, o Ceará é um dos destaques brasileiros em produção industrial para energia eólica, com três grandes fabricantes do mercado mundial: Aeris, Vestas e Wobben. Além da infraestrutura favorável para a exportação dos equipamentos, destacada no Atlas, o Estado possui ainda o Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva Geradora de Energias Renováveis (PIER) como grande indutor do setor.

Mais de três mil megawatts de geração eólica e solar estão em operação e construção no Ceará. O Estado figura como líder na geração distribuída, com 28% de toda potência instalada na região Nordeste. É também o território cearense um dos melhores potenciais do Brasil em geração eólica onshore (94 gigawatts), geração eólica offshore (117 gigawatts) e geração solar.

Acesse

Atlas Eólico e Solar do Estado do Ceará