Ceará Credi chega a marca de R$ 40 milhões em créditos contratados no Ceará

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Ceará Credi) do Governo do Ceará atingiu a marca de mais de R$ 40 milhões em créditos contratados neste início de fevereiro. Com mais de 14 mil microempreendedores beneficiados, em pouco mais de sete meses de operação no Estado.

“O programa é parte de um conjunto de ações que vem sendo realizadas pelo Estado e que estão alinhadas aos novos movimentos econômico-sociais globais. Entendemos que nessa nova era, a economia mundial passa a ter uma nova roupagem na qual o acesso ao crédito passa a ser descentralizado. Uma prova disso é a atuação do Governo do Ceará, por meio da Adece, no segmento de microcrédito, que até pouco tempo era reservado a algumas instituições”, reforça o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e responsável pela operacionalização do Ceará Credi, Francisco Rabelo.

Cerca de 76% dos empréstimos se destinaram ao fortalecimento de atividades econômicas já existentes. Os demais 24% utilizaram o crédito para abrir um novo negócio. O perfil das pessoas assistidas pelo Ceará Credi é composto por mais de 70% de mulheres (das quais 71% são chefes de família), 31% de jovens, 14% são microempreendedores individuais formais e o restante informais.

“Uma das principais características do programa é a inclusão produtiva e financeira de mulheres e de pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado. Financiamos também Pessoas com Deficiência (PCD), mulheres vítimas de violência e egressos do Sistema Prisional. Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados conquistados, mas já nos voltamos para outros desafios que visam acelerar o atendimento e ampliar a capilaridade do programa em municípios do interior cearense”, reforça a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente.