Calçados

O setor calçadista cearense caracteriza-se por ser um dos maiores geradores de empregos da economia local. Somente no primeiro bimestre de 2018, o número de oportunidades de trabalho formais cresceu 620% em comparação com os dois primeiros meses do ano imediatamente anterior.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam ainda a existência de 57 mil pessoas empregadas de forma direta no Ceará até o fim de fevereiro de 2017, o equivalente a 19,3% de todo o Brasil no segmento. O índice estadual fica atrás apenas do Rio Grande do Sul.

As exportações de calçados são outro destaque no desempenho do setor no Ceará. Em 2017 o estado se posicionou como o primeiro maior estado vendedor em números de pares para outros países. Foram 49,9 milhões de pares de calçados em 2017, uma alta de 4,8% ante os 47 milhões do ano anterior.

Em receita, o Ceará figura na segunda posição do ranking, com US$ 289 milhões comercializados no mercado internacional durante o mesmo período, uma alta de 7,2% ante os US$ 269 milhões de 2016. O municípios de Sobral, Uruburetama, Itapipoca e Camocim são os principais exportadores do Estado.

A Argentina é o principal destino das exportações cearenses de calçados, apesar de apresentar queda de 43,4% em relação a 2017. O Paraguai aumentou em 612,2% as compras do produto cearense.

Interessado em iniciar atividades em território cearense?
Entre em contato conosco