90% dos empregos no Ceará são retomados com o avanço de fases na economia

Nesta segunda-feira (06), conforme Decreto Estadual 33.645, publicado no Diário Oficial do dia 04 de julho, Fortaleza avança para a Fase 3 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. Com isso, 11 das 13 cadeias de atividades chegam ao funcionamento pleno, com 100% das atividades liberadas.

São Cadeias Têxtil e de Roupas; Comunicação, Publicidade e Editoração; Indústria e Serviços de Apoio; Artigos do Lar; Cadeia Agropecuária; Cadeia Moveleira; de Tecnologia da Informação; Logística e Transporte; Higiene Limpeza; Cadeia Automotiva; e Comércio de outros produtos. As exceções são para Alimentação Fora do Lar, que permanece com o mesmo horário de funcionamento da Fase 2, ou seja, das 11h às 16h, com o percentual de trabalhadores presenciais de 50%; e Atividades Religiosas, que passa a permitir cultos e celebrações com 50% da capacidade.

Outros municípios cearenses também mudaram de fase, com isso, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Junior, 85% das atividades econômicas em todo Estado estão em funcionamento. O percentual de empregos retomados nesta semana é ainda maior, chega a 90%. Destaque para a agricultura, indústria e comércio atingiram o funcionamento pleno, ou seja, toda a cadeia dos 3 segmentos citados atingiu 100% do funcionamento.

“O que falta ainda é uma parte do setor de serviços, como por exemplo: o turismo, educação, esporte e lazer, que devem ser liberadas ao final do Plano. Mas a população não pode relaxar nos cuidados sanitários, pois a pandemia ainda existe. Só podemos avançar se os indicadores de saúde continuarem apresentando melhora e todos tem que fazer a sua parte”, ressaltou o secretário Maia Júnior.

Texo: Ascom Sedet
Foto: Thiara Montefusco