Ceará e Votorantim anunciam ampliação de fábrica no Pecém

O governador Camilo Santana e o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli, anunciaram nesta segunda-feira, em São Paulo, acordo para investimento de R$ 200 milhões na ampliação da fábrica do Pecém, que irá aumentar em 800 mil toneladas/ano a capacidade de moagem de cimento da unidade, atualmente de 200 mil toneladas/ano. Após a conclusão, a fábrica da Votorantim Cimentos no Pecém passará a ter uma capacidade de produção total de 1 milhão de toneladas/ano de cimento. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre deste ano.

O anúncio oficial foi feito na sede da empresa, durante reunião entre o governador, o presidente da Votorantim Cimentos e a diretoria executiva da companhia.

“Essa é uma grande notícia para o Estado do Ceará, que tem crescido muito nos últimos anos, fruto de nossa política de atração de investimentos e do nosso equilíbrio fiscal. Somos hoje o estado com o maior volume de investimentos públicos, proporcional à receita corrente líquida; mais que o dobro do país. Temos investido muito em infraestrutura e atraído grandes investimentos privados. O Ceará tem hoje a única Zona de Processamento de Exportação em pleno funcionamento no país. O Grupo Votorantim é um grande parceiro. A ampliação dos seus negócios no Ceará mostra que o grupo acredita no nosso estado e na retomada da economia”, disse Camilo Santana, que estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior.

“Estamos muito felizes em anunciar esse investimento no Ceará, um estado que nos acolhe muito bem, há longa data. Nosso objetivo, com essa ampliação, é estarmos preparados para atender o mercado do Nordeste com a previsão da retomada da economia e do setor da construção civil, gerando emprego, renda e bem-estar para a região e para o país. E ainda teremos outros empregos indiretos, gerados principalmente na cadeia de logística e de transporte”, afirmou o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli.

Projeto
O projeto de expansão contempla os mais modernos conceitos de eficiência energética e automação industrial, com a aquisição de novos equipamentos, de última geração, em linha com a estratégia de sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente que norteiam a atuação da empresa. A ampliação da unidade de Pecém (CE) vai permitir à Votorantim Cimentos aumentar a sua eficiência e a capacidade de produção e de distribuição dos seus produtos, melhorando o nível de atendimento e o tempo de entrega aos clientes.

No Ceará, a Votorantim Cimentos opera o complexo industrial Sobral-Pecém. A fábrica de Pecém funciona desde 2008, produzindo cimento e argamassas. Inaugurada em 1968, a fábrica de Sobral possui duas linhas de cimento com a marca Poty: Todas as Obras e Obras Estruturais.

Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, diversidade, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar. Mais informações no site da Votorantim.